Shell script é mais que útil, é necessário

Tem muita gente que não tem noção dos benefícios que uma linguagem de script porde trazer.

Eu sou fã de carteirinha do Bash, utilizo sempre bash para facilitar meu trabalho.
Claro que a performance de execução não é a melhor. Mas por outro lado o desenvolvimento destas soluções são muito mais ágeis.

Pra quem não tem muita experiência, uma dica de ouro é o site http://www.commandlinefu.com/commands/browse, que relata comandos pequenos e úteis aos usuários do bash.

Existem centenas de idéias doque fazer com bash.

No momento, utilizo bash para verificações automatizadas do sistema, agendadas no cron para garantir que todos os pontos do sistema estejam funcionais. Verifico entre outras coisas, se todos os bancos de dados, dblinks, aplicações e webservices estão acessíveis. No final do script sempre envio email para todos os interessados. Pode-se até enviar SMS, mas para isto é necessário contratar um serviço de alguma operadora, no Brasil não temos outra opção.

Uso também bash para fazer via linha de comando consultas e ações que necessitam de interação com páginas da internet ou webservices. Para isto basta integrar com wget.

Não acho legal fazer um post muito grande sobre o assunto, em breve farei outro post ensinando como criar um comando (bash script) para o acesso a páginas com browsers.

Comentários

Postagens mais visitadas