2006-03-11 - Desenvolvimento WEB para iniciantes

11 de março
Desenvolvimento WEB para iniciantes
Este é o histórico de um bate-papo com meu tio (que me ensinou a programar)... acredito q finalmente ele vai se dedicar a programar para a web... neste histórico ensinei a ele como funcionam os aplicativos web...
acho q será util a qualquer um:
Ton: oq o sr já entendeu do desenvolvimento web?
Ton: descreva como funciona um programa web pra mim.
Vicente: Eu estava lendo sobre o java... já tive uma boa noção...
Vicente: só como o vb tem o seu software, para gerar as aplicações, eu entendi que para programar e gerar aplicações em java, tem um software, eu entendi que um dos programas é o eclipse que gera...
Vicente: estou saindo bem?hehe
Vicente: _093,
Ton: na verdade, pra programar em java vc não precisa de nada além do edit do DOS ou do bloco de notas do windows... o eclipse é uma dentre as muitas ferramentas que ajudam nesta tarefa
Vicente: isso...
Vicente: entendi...
Ton: ele te fala onde está os erros, como corrigir .. etc ... só isto
Ton: mas e quanto à web? como funciona?
Vicente: é simples... hehe vc digita www.fontedavida.com.br e pronto...
Vicente: vc tá dentro do site... viu....
Vicente: 8-|...
Vicente: tô entendendo tudo...hehe
Ton: vi... então vamos ver... do lado do cliente... ele digita www.fontedavida.com.br e recebe q tipo de codigo?
Vicente: ouuu... para de arrochar...
Vicente: eu entendo, mas não sei os termos técnicos...
Ton: estou querendo ver até onde o sr entendeu.
Ton: pense comigo... o usuário final acessa a internet pelo browser (ie, firefox, netscape, opera, konqueror ou qualquer outro).
Vicente: :$...
Vicente: sim...
Ton: ele digita um endereço qualquer e recebe um código que o browser identifica e mostra o resultado da página ao usuário... este código é o HTML... sempre
Vicente: ok...
Vicente: quem faz a leitura, é o browser...
Ton: exatamente...então o browser pegou o html e gerou uma "tela" pro usuário... com campos textos... botões etc.
Vicente: sim...
Ton: por isto o sr tem q conhecer html.
Vicente: tô entendendo...
Ton: html é simples e fácil.
Vicente: todo código, independente da linguagem WEB, tem que estar no padrão HTML...
Vicente: dentro daqueles parametros do HTML... exemplo ....
Ton: toda e qualquer tecnologia, ASP, PHP,ASP.NET, JSP, SERVLETS(JAVA), sempre vão mandar simplesmente um HTML pro usuário
Ton: isto não muda
Ton: o browser só entende isto... por isto não pode mudar.
Vicente: agora o que muda é a tecnologia...
Vicente: recursos da tecnologia...
Ton: isso... o q muda é a forma q vc vai criar o HTML
Vicente: aí onde no momento vc está vendo vantagens no JAVA?!
Vicente: isso...
Ton: primeiro, porq java é muito mais maduro em web q todas as outras tecnologias... foi desenvolvido à muito mais tempo e é muito mais aperfeiçoado ...
depois por que ele é muito mais rápido que qualquer outro...
e pra finalizar ele é independente de plataforma... vou explicar.
Ton: qualquer computador (cliente) que acesse o site recebe um codigo html... mas quem envia este codigo html é o "SERVIDOR WEB"... este servidor é a ponte entre a tecnologia usada pra gerar o código HTML e o browser do cliente... entendeu?
Vicente: "SERVIDOR WEB", que vc está dizendo seria como a JATAINET?
Ton: não... isto é provedor de internet
Ton: apesar dele poder oferecer o serviço de servidor...
Ton: já ouviu falar de hospedagem?
Vicente: Esse servidor fica localizado onde então?
Vicente: sim...
Vicente: a JATAINET, não hospeda?
Ton: não sei se a jatainet hospeda...
Ton: se hospedar ela será tbm um servidor web.
Ton: servidor web é simplesmente hospedar o programa.
Vicente: e isso, é gerado um número do IP...
Ton: vamos por outro lado...
Vicente: TÔ entendendo...
Vicente: só estou querendo referenciar...
Ton: quando vc acessa um site... por exemplo... www.google.com... internamente o browser procura o ip do google : porta 80
Vicente: e entender o papel da JATAINET...
Vicente: ok...
Ton: o "servidor web" está escutando a porta 80... e quando detecta alguem chamando nessa porta, ele diz ao programa q precisa de um código HTML pra devolver pra quem está chamando... entendeu?
Vicente: sim...
Ton: q bom... no caso de ASP e ASP.NET o servidor web se chama IIS
Vicente: cada endereço tem uma porta no provedor?
Ton: não... a porta web padrão sempre é a 80
Ton: o q muda é o endereço q vc está chamando no caso o ip e a pasta
Vicente: entendi...
Ton: e no caso de PHP e JAVA( JSP E SERVLETS ) o servidor é o tomcat
Vicente: é um programa ou tecnologia?
Ton: o IIS só funciona nos windows... já o tomcat funciona em windows, linux... mac... etc
Ton: servidor web é um programa
Ton: cada tecnologia usa um servidor web q dê suporte a ela.
Ton: os 2 principais são o :
IIS - Internet Information Services - Usado pela microsoft... apenas para HTML, ASP e ASP.NET.. funciona apenas em windows
APACHE TOMCAT - Servidor Apache.. usado em todas as tecnologias não microsoft como JSP, SERVLETS (JAVA), PHP, CGI... etc... funciona em qualquer sistema operacional.
Vicente: entendi...
Ton: no nosso caso estaremos usando o servidor apache tomcat... que já instalamos em seu computador.
Vicente: Agora entendi, o porque vc instalou o APACHE TOMCAT...
Ton: exatamente...
Vicente: o meu computador, se quiser, poderá ser um hospedador...
Vicente: é isso?
Ton: o certo é "hospedeiro"... mas é isso mesmo.
Vicente: hehe
Ton: se alquem da sua rede local digitar o ip da sua máquina vai receber o código html do nosso programa
Vicente: isso quer dizer que posso ter um computador, na minha casa, com o APACHE, e ser um hospedeiro, e ganhar com isso...$SS
Ton: sim... mas tem um problema com isto... a porta web é a 80... e pra sacanear, a BRASILTELECOM e todas as operadoras BLOQUEIAM a porta 80 nas ADSL residenciais...
Ton: isto força o sr ter q adiquirir um ADSL empresarial
Vicente: o que aumenta é o custo, certo?
Ton: e outro problema é q o ip muda sempre q o modem é reiniciado...
Ton: sim... o custo do ADSL empresarial é normalmente o dobro
Ton: mas pra tudo tem jeito
Vicente: num tem aqueles programas que mantêm ip
Ton: exatamente...
Ton: isto resolve o problema do ip...
Ton: mas não o da porta... mas este é só chamar com o dois pontos ":" e uma porta qualquer... e configurar o tomcat pra escutar esta outra porta
Ton: os programas q mantem o ip atualizado usam uma tecnologia chamada "Dinamic DNS" isto é... o sr tem um dominio ex: glaudiston.dyndns.org e este dominio redireciona pra seu ip... e este redirecionamento é atualizado sempre q seu ip muda.
Ton: pra resolver o problema da porta 80 o q podemos fazer eh o seguinte:
Ton: entendendo q estamos configurado com um ip dinâmico "Dinamic DNS"... o usuário pode digitar no browser nosso dominio e vai ser redirecionado pra nosso computador ex:
http://glaudiston.dyndns.org
mas isto levaria ele para a porta 80 (porq é a porta padrão)...
então é só configurar o tomcat pra escutar outra porta (sugiro 8080) q não é bloqueada pela brasiltelecom... e os clientes podem se conectar adicionando :PORTA ao dominio... exemplo:
http://glaudiston.dyndns.org:8080
Ton: entendeu?
Ton: desta forma o sr pode hospedar quantos sites quiser em casa, e receber algum din din com isto...
Vicente pediu sua atenção!
Vicente: entendi...
Vicente: Gostei da aula, e gostei do fina da aula...
Ton: porq já terminou?
Vicente: VC tem mais tempo?
Ton: o q for necessário
Vicente: uai... aqui estou até 12:00 depois fecha...
Vicente: estou a sua disposição, afinal, não é qualquer um que tem um sobrinho professor...hehe
Ton: ok... então baseado nisto... o sr já sabe o funcionamento básico da web... qualquer tecnologia trabalha assim... as variações começão daki pra frente... partindo da linguagem... antes de chegar no servidor web
Vicente: ok...
Ton: então o sr tem o eclipse que é o editor de código fonte... ele edita e compila tudo sozinho... tambem tem ferramentas para a depuração do código.
Ton: agora, ainda não temos tudo o q precisamos... nos falta o banco de dados.
Vicente: beleza...
Vicente: vamos garoto...yes_
Ton: umagine as camadas.... vc tem a base de dados como primeira camada, o aplicativo q acessa a base como segunda camada, o servidor web como terceira camada (pode ter um firewall por segurança como quarta camada) e o cliente final acessando pelo browser como ultima camada.
Vicente: (tcc) estou pronto... vamos começar...
Vicente: çç
Ton: para esta ultima camada anda falta escolhermos nosso banco de dados... então temos q analisar as opções:
Vicente: SIM... vamos lá...
Ton: Oracle = Multiplataforma, leva a fama de ser o melhor do mundo... é muitíssimo caro, teriamos q piratear
MSSQL Server - O Servidor tem q ser windows, um dos melhores bancos de dados do mundo... igual com o oracle... é muito caro, teriamos q piratear
Postgres = Banco de dados totalmente open source( fontes abertos) desenvolvido para ter alta performance... e se equiparar aos grandes (oracle e sqlServer)... muito bom mesmo... e totalmente de graça... e funciona em qualquer plataforma
MySQL = Como o Postgres só q bem mais fraco
Vicente: Lógico, veio logo a solução... POSTGRES...
Ton: :D
Vicente: 8-|
Ton: ainda não instalamos o postgres em sua máquina... vamos ter q fazer isto.
Vicente: Feito prôs crentes...hehe
Ton: estou pegando o link pra te mandar... o sr ainda está usando windows né?
Vicente: preciso...
Ton: este:
http://wwwmaster.postgresql.org/redir?ftp%3A%2F%2Fftp2.br.postgresql.org%2Fpostgresql%2Fbinary%2Fv8.1.3%2Fwin32%2Fpostgresql-8.1.3-1.zip
Ton: se não der na primeira tente denovo ... faça o download e instale
Ton: está fazendo o download?
Vicente: não tá parando na tela, para confirmar o download...
Ton: então confirme
Vicente: começou
Ton: são 21 Mb
Vicente: beleza... já foram... 6%
Ton: isto é o banco de dados em sí... existem ferramentas que facilitam a vida pra desenvolver no banco de dados.. ele já vem com uma... se chama pgAdmin... é muito boa...
Vicente: Bom, eu estou entendendo que até agora, estamos apenas criando a estrutura a nível de ferramentas, para podermos começar a aprender... é isso mesmo?
Ton: isto
Vicente: bom_
Ton: mas esta estrutura o sr tem q saber de cor... porq na empresa q quiser o banco de dados local o sr terá q fazer esta estrutura.
Ton: baixou ?
Vicente: 60 %
Ton: quando terminar... o sr vai descompactar em algum diretório e instalar... não tente instalar de dentro do arquivo.zip q dá erro.
Vicente: ok
Vicente: 79 %
Vicente: terminou
Ton: o conteudo do arquivo é :
postgresql-8.1.msi - Instalador do postgreSQL 8.1 ... execute este primeiro pra instalar o banco de dados
postgresql-8.1-int.msi - arquivo necessário para atualizar para a versão 8.1.3 do postgre... não precisa executar este arquivo...
README.TXT - apenas instruções de instalação em english...
upgrade.bat - um bat pra atualizar do 8.1 para o 8.1.3
Vicente: configuração do serviço...
Vicente: entra aqui...
Ton: espere... estou removendo aki pra reinstalar e te acompanhar.
Ton: nas opções de instalação o sr marcou tudo?
Vicente: não...
Vicente: só brasil
Vicente: entendi..
Vicente: é´prá marcar
Ton: depois de selecionar brasil, passa pra contrato... e depois opções de instalação
Vicente: sim...
Ton: achou?
Vicente: sim
Vicente: marca tudo
Ton: clique no primeiro item ( PostgreSQL ) e selecione Todo o recurso será instalador no disco rígido
Ton: e clique em próximo
Vicente: ok
Vicente: ok
Vicente: configuração do serviço
Ton: instalar como serviço permite q o postgre seja iniciado automaticamente com o windows
Vicente: sim
Ton: o nome do serviço pode deixar padrão
Vicente: ok
Vicente: conta
Ton: a conta o postgres já deixou como o padrão dele... apenas digite a senha ...
Vicente: Dominio: VICENTE
Vicente: Próximo?
Ton: sim
Vicente: iniciar o agrupamento de banco de dados
Ton: deixe padrão... altere apenas a senha para uma q o sr NÃO vá esquecer.
Vicente: habilitar linguagens procedurais...
Vicente: deixe a unica opcao marcada?
Vicente: pl/pgsql
Vicente pediu sua atenção!
Ton: deixe padrão
Vicente: :$...
Vicente: Habilitar módulos contrib
Ton: daki pra frente é só avançar
Ton: não precisa mexer em mais nada
Ton: instalou?
Vicente: ok
Vicente: já executei o elefantinho...hehe
Ton: pgAdmin?
Vicente: sim
Vicente: tá certo?
Ton: claro
Vicente: hehe
Vicente: então tá pronto...
Vicente: bom o início é estudar então... html...é isso
Ton: viu como é mais fácil q o sql server pra instlar?
Vicente: muito mais fácil...
Vicente: muito mais leve... também... pude perceber... estou gostando...
Vicente: estou perguntando... porque meu tempo está acabando...
Ton: vai se impressionar com bases gigantescas
Ton: aqui temos bases de milhores de registros q ele faz consultas em menos de 50 milésimos segundos
Ton: agora tem q entender como funciona o html... e o java...
Vicente: bem, vamos entender... o apache e o postgres... é de graça...
Ton: agora seu pc está pronto
Ton: isto
Vicente: tem como estudar o html, dentro do eclipse
Ton: claro.
Vicente: o eclipse tem um run, como no vb, para testar os fontes
Ton: depois q instalamos o eclipse em seu computador descobri uma versão do eclipse q já vem otimizada pra web... tem editor html e tudo.
Ton: mais ou menos... é um pouco diferente... mas tem as mesmas funcionalidades.
Vicente: o java que vai me ensinar é na mão...
Ton: semana q vem veremos isto... afinal o sr disse q agora vai ter q sair.
Ton: sim...
Ton: mas é muito gostoso.
Vicente: não tem, como no vb?
Ton: até tem... mas não é tão fácil quanto na mão... o sr vai entender.
Vicente: o eclipse, não gera nada?/
Vicente: ok...
Vicente: nesta semana, o que eu posso fazer para ir adiantando...
Ton: calma... por hoje vamos encerrar... senão vai ficar assunto pela metade.
Vicente: pelo menos um hora por dia....
Ton: estudar html.
Vicente: ok.... então...
Ton: bênção tio.]
Vicente: tem algum tutorial... realmente para iniciante...
Vicente: pera´aí.,.,
Ton: opa... facil facil
Ton: http://www.htmlstaff.org/iniciantes/webmaster.zip
Ton: tutorial para iniciantes em webmaster
Ton: http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=5
Ton: acho q este ultimo resolve :D
Vicente: ok...
Ton: ainda está aí?
Vicente: sim...
Ton: só queria resaltar q toda a tecnologia e programas q estamos usando é totalmente gratuita... sem necessidade nenhuma de pirataria... e o melhor multiplataforma...
Vicente: isso é muito bom filho...
Vicente: estou verificando a última...
Vicente: ultima apostila.... muito boa.. estudarei essa semana...
Vicente: muito obrigado por tudo, e Deus o abençoe vc e a Lela...
Ton: ok... quando estiver com dúvidas pode chamar.
Vicente: um ótimo final de semana...
Ton: pro sr tbm.
Vicente: tudo que está fazendo por mim....
Vicente: quero que o Senhor Jesus te recompense... em Nome de Jesus...

Espero q isto seja util
Abs,
Ton
12:36
Postar um comentário

Postagens mais visitadas