2006-05-14 - Migrando para Linux

14 de maio

Migrando para Linux

Podemos dividir os usuários que tentam migrar para o linux de 2 formas: Usuários que se esforçam muito e se tornam usuários avançados e usuários que desistem e voltam para o Rwindows
Migrar para o linux tem inúmeras vantagens ... mas também tem algumas graves desvantagens...
As vantagens englobam a segurança de estar livre de vírus, spywares, adwares, não precisar de um anti-virus que deixa a máquina lentíssima, não ter q gastar tempo toda semana... só isto já é motivo pra migrar... todos os programas necessários para viver são gratuitos... e são excelentes programas... fato que nos deixa de conciência limpa.

Agora vamos falar um pouco das desvantágens... o primeiro ponto é que é muito difícil para um usuário comum migrar para o linux... o problema é que o linux foi feito por profissionais e para profissionais... nos ultimos anos ele tem tentado alcançar os usuários comuns e devagar tem conquistado seu espaço... a interface já está muito interativa, até acho ele melhor e mais bonito que o Rwindows XP... mas ainda é muito complicado á um usuário entender como funciona a instalação de aplicativos (normalmente precisam ser recompilados)... não é nada do outro mundo pra quem sabe... mas pra quem nunca ouviu falar em programas fontes parece ser...
E ainda por cima tem a questão das dependências... é assim... você quer instalar um programa... mas pra instalar este programa você precisa instalar outros programas... em distribuições mais interativas como o Debian ou kurumin existem ferramentas como apt-get que tentam resolver as dependências... mas muitas vezes esbarram em detalhes de configurações erradas que impedem das versões corretas das dependências serem baixadas... logo acontece um erro e complica a vida do usuário.
Depois de apanhar e pesquisar muito no google começa-se a aprender como funciona o linux por dentro... isto permite ao usuário se lapidado cada vez mais aprendendo e descobrindo que nada sabe... outras pessoas passam a te considerar um profissional e vai chegar um dia que você achará que não foi tão difícil assim... mas foi .
Bom... "ignorando" os problemas de instalação vamos falar de outras desvantagens.

A maioria dos programas são feitos apenas para rodar em Rwindows já ouvi até que a micro$oft tem contrato com empresas como a ea games e a sierra software (as 2 maiores empresas de desenvolvimento de jogos do mundo) para que elas nunca façam seus jogos para outras plataformas que não o Rwindows - mas se é verdade não sei.
É claro que a comunidade open-source sabe que para conquistar usuários é necessário permitir que eles usem todos os programas que usam em windows... como os jovens podem viver sem seus jogos preferidos? não ... se não tiverem seus jogos no linux eles vão voltar para o Rwindows... eu mesmo já quase voltei por achar complicado configurá-los no linux... mas tem jeito... por isto continuarei no linux (pois eu sou brasileiro e eu não desisto nunca ).

Já falamos logo atrás das dependências... exatamente por isto que os jogos e demais programas do Rwindows não funcionam no linux... todos os programas feitos para Rwindows são feitos usando a api do windows e tecnologias microsoft como o directX... e como são tecnologias proprietárias da microsoft é lógico que a microsoft não vai disponibilizar estas tecnologias para o linux... seria suicídio.

De qualquer forma a comunidade open-source tem se esforçado e conseguido muitos avanços nesta área... em alguns anos não haverá nenhuma dificuldade em configurar nenhum programa ou jogo do windows no linux... porém hoje já funciona... mas dá muito trabalho... em outro artigo vou tentar explicar como instalar um jogo do Rwindows no linux... ainda estou tentando.

Comentários

Postagens mais visitadas